Ritual Terno das almas-realizado na cidade de Igatú-BA

                                                                                  

 

 

 

 

 

Conheci o ritual “terno das almas” na vila de Igatú- Chapada Diamantina- BA, e fiquei absolutamente encantada com a beleza e poesia manifestada.

Com poucos moradores e recortada pela exploração durante o ciclo do diamante, a Vila de Igatú é a possibilidade de um passeio intrigante e envolvente. Com seus casarios de pedras, ela também é conhecida como a Machu Picchu baiana.

Para completar a minha surpresa, fiquei sabendo do ritual que é praticado todos os anos, por mulheres, na época da quaresma, com a finalidade de oferecer benditos aos mortos. 

Vou reproduzir a explicação que recebi via e-mail de Marcos Zacaríades, artista plástico e criador da galeria Arte e memória. Ele também incentivou a volta do ritual, como conta a seguir:

“O terno das almas é uma manifestação que ocorre durante o período da quaresma e trata-se de um ritual realizado pelas mulheres, em sua maioria, que se cobrem com um lençol branco e a noite percorrem as trilhas e becos do povoado para cantarem seus mortos. É utilizado um instrumento percussivo de madeira chamado matraca que tem a função de acordar os mortos para que ouçam os benditos que são cantados. O terno sai às ruas nas segundas, quartas e sextas feiras, fazendo tres estações em locais diversos do povoado.  Alí elas cantam e rezam.
Durante 23 anos o terno das almas tinha desaparecido das manifestações locais, sendo resgatado a partir do ano de 2003 quando propus que ex devotos se reunissem para reativá-lo,caso fosse o desejo daquelas pessoas, o que prontamente aconteceu.”

A vila de Igatú, com sua singularidade, foi uma grata surpresa, que meus olhos e coração registraram como um belo presente, neste PAÍS, que não consigo deixar de admirar e amar.

Gde abraço, em divina amizade.

Sonia Guzzi

Esta entrada foi publicada em Cidades. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Ritual Terno das almas-realizado na cidade de Igatú-BA

  1. Alejandro disse:

    Ola Sonia tudo bem, sou Alejandro Danzi e escrevo um blog sobre a Vila de Igatu
    Gostei muito do seu artigo sobre o terno das almas e gostaria com sua permissao copiar o texto no meu blog claramente com sua assinatura e em referencia ao seu blog
    Si voce aceitar por favor me envie um email com a autorizaçao
    Desde ja agradeço
    Atenciosamente
    Alejandro Danzi

  2. Pingback: Terno das Almas em Igatu na Pascua | Igatu - Diamante da Chapada

  3. Sonia Guzzi disse:

    Será um prazer, Alejandro.
    Igatu é um lugar adorável e singular.
    Abraço.
    Em divina amizade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *